Blog do Kentura


REPÚBLICA SIGNIFICA COISA PÚBLICA E NÃO “COSA NOSTRA” (André Franco Montoro)

(1) "O povo é a substância da República, como prova a raiz latina da palavra. A República deve, pois, ser o compromisso fundamental do Estado para a solução dos problemas do povo, o atendimento de suas necessidades básicas até de sobrevivência." (Tancredo Neves)

Hoje 15 de novembro de 2011 comemoramos mais um ano da Proclamação da Republica do Brasil, como nos dias de hoje não se usa mais comemorar as datas históricas por patriotismo e sim para comemorar feriadão precisamos resgatar um dos maiores valores do ser humano que é o patriotismo.

Na escola do meu tempo de criança e adolescente era ensinado à importância dos valores e princípios morais e patrióticos, tanto que os mais velhos, os pais e o país eram respeitados por todos, lá na escola e em casa aprendíamos o que era patriotismo e sua importância, tanto que os feriados nacionais eram comemorados como festa e alegria, mesmo no famigerado regime militar, mesmo na ditadura.

Era inadmissível pensar eu o dia de Tiradentes, o dia da Independência e o dia da Proclamação da Republica passasse sem uma comemoração de verdade com no mínimo desfiles cívicos e militares.

Nos dias de hoje a coisa ficou muito diferente, com certeza se sairmos na rua e perguntamos que dia é hoje para cem pessoas aleatoriamente, infelizmente mais da metade não sabe que hoje é o dia da Proclamação da Republica. A república no Brasil marcou o fim do Império que iniciou lá por 7 de setembro de 1822, por isso esta data é muito importante para a nação brasileira, importante da pessoa da Presidente da Republica até o mais humilde dos brasileiros, pena que por incompetência, fragilização e desvalorização da nossa sociedade, da família brasileira, do nosso sistema de ensino e educacional, a maioria das nossas crianças e nossos adolescentes não estão se comprometendo com os princípios morais e patrióticos deixando de lado estes importantes valores para a formação da pessoa e da sociedade brasileira.

Foi através de um movimento político-militar que o Império caiu e nasceu à República dos Estados Unidos do Brasil, hoje Republica Federativa do Brasil, proclamada na cidade do Rio de Janeiro, capital do país em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca († Cidade de Alagoas AL, hoje Deodoro 05-08-1827 - * Rio de Janeiro RJ 23-08-1892).

O Sistema republicamos de governo foi implantado após uma forte campanha política que durou quase vinte anos. Com grande esforço do Brasil na Guerra do Paraguai (1865 - 1870) coloca e questão um regime federativo e a escravidão. No final de 1870, inúmeros políticos, profissionais liberais e intelectuais lançam no Rio de Janeiro, O Manifesto Republicano. Defendendo um regime presidencialista, representativo e descentralizado. Um ano depois o governo sanciona a primeira lei contra a escravatura no Brasil. A partir daí as campanhas e correntes republicanas e abolicionistas caminham juntas e de mãos dadas.

Em 1873 é fundado o PRP - Partido Republicamos Paulista, com uma proposta clara em defender os princípios e os ideais republicanos. Mesmo com uma crescente simpatia popular, a campanha não desenvolveu a contento e elege poucos deputados. O governo imperial preocupa e investe fortemente na campanha abolicionista, a Igreja e o exercito do que com a pressão dos defensores e simpatizantes da Republica. Para os republicamos “históricos” que formam o núcleo político-ideológico do movimento, fica cada vez mais claro que o novo regime não será conquistado apenas com propaganda política e situação eleitoral. Apesar de suas evidentes dificuldades, a monarquia continua sólida. Diante desse quadro, republicanos “exaltados” e militares positivistas, como Benjamim Constant, defendem a intensificação da mobilização popular.

O último abalo da monarquia é o fim da escravidão com a sua abolição em 13 de maio de 1888. Com esse ato o império perde o apoio dos escravocratas, que aderem a republica. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca é convidado para organizar e comandar o golpe. No dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de janeiro, à frente de suas tropas, o Marechal proclama a República. O regime imperialista não resiste, mas não há uma euforia no seio do povo. Dom Pedro II e a família real embarca para Portugal dois dias depois. Assim o novo Governo Provisório é assumido pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Com isso espero que nosso sistema de ensino e educação seja mais valorizado pela nossa sociedade e principalmente pelo governo da republica para que nossas crianças e adolescentes tenham uma melhor formação nos seus princípios morais, éticos e patriótico para uma melhor formação da futura sociedade brasileira, porque se temos crianças mal formadas hoje teremos homens e mulheres de péssima formação no futuro. Agora deixo aqui uma pergunta, qual é o percentual do povo brasileiro que sabe a letra do Hino da Republica? Pensem nisto.       

  

Obs.: Agradeço as minhas amigas e meus amigos que leem meu Blog, se você leitor, quer ter seu nome aqui publicado entre em contato com o endereço eletrônico no final do Blog.

Edersson Rafagnin  – Foz do Iguaçu PR, Melina Pereira da Silva  – São Joaquim da Barra SP, Vaneza Freitas Cooper – Foz do Iguaçu PR, Djalma Pastorello – Foz do Iguaçu PR, Natalino Ribas – Foz do Iguaçu PR, Flávio Eisele – Foz do Iguaçu PR, José Roberto de Freitas – Ribeirão Preto SP, Miguel Angelo Dalla Valle  – Foz do Iguaçu PR.

 

(2) LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E REFLITA.

Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. (Salmos 33:8)

 

(3) VOCÊ SABIA QUE?

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, realizados em Barcelona, Espanha,  25 de julho a 09 de agosto, O Brasil ganha o primeiro ouro em esportes coletivos, com a seleção masculina de voleibol, além de repetir o ouro do judô de 1988, desta vez com Rogério Sampaio nos meio-leves.

 

(4) (LEI 8069 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA)

Art. 105. Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas previstas no art. 101.

 

RODOVIA DAS CATARATAS (BR 469) É UMA NECESSIDADE, DUPLICAÇÃO JÁ, LUTE PELA SUA VIDA.

 

VISITE FOZ DO IGUAÇU E ASSISTIRA O MAIOR ESPETACULO DA NATUREZA, AS CATARATAS DO IGUAÇU.

 

VISITE FOZ DO IGUAÇU E VEJA A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, SIMPLESMENTE A MAIOR DO MUNDO, UMA MARAVILHA, NÃO PERCA.

 

Contatos: jpsfi@hotmail.com jpsfibol@bol.com.br ou jpsfisp@gmail.com

Acesse: http://jpsfisp.blogspot.com ou http://iguassufalls.zip.net

Abraços, até amanhã e fique com DEUS.



Escrito por Pereira às 01h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sul, Foz do Iguaçu, Porto Meira, Homem, de 56 a 65 anos, Portuguese, Livros, Política, Ler, Escrever, bater papo com familia
MSN -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Blog do Kentura
  Blog do Pereira
Votação
  Dê uma nota para meu blog